Morada São José
Arquitetura contemporânea com diálogo e respeito à paisagem cultural do interior de MG
Ano: 2024
Localização: Tiradentes - MG, Brasil
Área construída: 390m²
Projeto: Henrique Vianna, Sofia Lages, Vanessa Couto
Colaboração: Felipe Teixeira e Rafael Vitali
Essa é a Morada São José que, assim como a cidade que a recebe, reúne tudo para se viver bem: um lugar de encontros e celebração, de contemplação e relaxamento, de trabalho e diversão. O conjunto foi pensado para abrigar 7 flats para hóspedes e uma casa principal, por isso a implantação conta com um pátio central que divide os dois usos sem comprometer a liberdade, o conforto e a beleza do todo.
Tal qual Tiradentes, que traz em sua essência a história da Vila Velha de São José, mas a cada dia nos apresenta novos cantos, novas ideias, novas surpresas, cuidamos dos detalhes para que os espaços projetados tivessem raiz em memórias existentes, mas sejam berço de todas as outras histórias que a família ainda escreverá entre si e com os hóspedes que receberão.
A fachada principal da Morada São José traz uma releitura de elementos tradicionais das construções mineiras com muros de pedra, telhado colonial, esquadrias amadeiradas e o charme de vários volumes que se encaixam uns aos outros em aproximadamente 400m² de área construída.
Com uma planta fluida e um primeiro andar social generoso, temos todas as salas integradas visualmente e espacialmente ao pátio central que está de frente para a beleza exuberante da serra, e mais dois escritórios e duas suítes de hóspedes ao fundo, No segundo pavimento estão as três suítes principais da família, que se conectam ao todo por meio de um mezanino e de sacadas abertas.
Foram vários desafios para essa implantação, desde a topografia íngreme do terreno ao programa extenso solicitado em terreno relativamente compacto, mas com técnica, muitos testes e um planejamento eficiente chegamos a um resultado que não só atende aos pré-requisitos como também respeita o contexto e a paisagem em que essa edificação está inserida.