top of page

Casa Paná

Brasilidade e privacidade em um projeto de casa de condomínio

Ano: 2023
Localização: Vespaziano, MG - Brasil
Área construída: 245m²
Projeto: Henrique Vianna, Sofia Lages, Vanessa Couto
Colaboradores: Cecília Bougleux, Matheus Barcelos

A Paná teve seu projeto de arquitetura pensado para ser um lar cheio de liberdade e contato com a natureza! A casa se encaixa no terreno e se abre para seu entorno com conexão e privacidade. Sua estética tem um toque muito brasileiro, e os cobogós de cerâmica refletem isso na fachada.

 

Logo na entrada, o hall distribui os pavimentos por uso: no primeiro temos ambientes sociais e de serviço integrados com a área externa; no segundo 2 suítes e 2 semi suítes. Ambos se conectam por meio do pé direito duplo da sala de estar. 

 

Os ambientes sociais se comunicam diretamente com o espaço gourmet e a piscina, criando um grande núcleo social que articula interior e exterior da casa permitindo diversos usos no cotidiano da família, bem como a sensação de amplitude dos espaços integrados. 

 

E para garantir a ambiência natural sem perder a privacidade no terreno situado em um condomínio onde não temos muros e portões, o projeto de arquitetura partiu da melhor implantação da casa, mais distante da testada do lote e em um nível inferior ao da rua aproveitando a declividade original do terreno. Além de um melhor aproveitamento da movimentação de terra, a casa fica visualmente menos exposta. Essa característica é potencializada ao associarmos estratégias de implantação à fachada semi permeável e ao paisagismo.

 

Ao contrário do que acontece na fachada frontal, aos fundos a casa se abre por completo por meio de esquadrias de vidro. Não menos importante, elas garantem também luz natural abundante para os espaços internos sendo que para cada uma das aberturas foram pensadas modalidades diferentes de portas e janelas, de acordo com a necessidade de maior ou menor integração entre os espaços. Esse mix também acontece na fachada lateral em que usamos janelas de madeira com venezianas nos quartos. Além de proteger tais cômodos do sol, criamos uma nuance de cor diferente para os volumes majoritariamente neutros do restante.

bottom of page