top of page

Casa Oeste

Projeto de reforma para casa urbana autêntica e funcional

Ano: 2021
Localização: Contagem, MG - Brasil
Área reformada: 130m²
Projeto: Henrique Vianna, Sofia Lages, Vanessa Couto
Colaboração: Laura Avelar
3D e Renderização: Glauber Henrique

A reforma da casa Oeste partiu da necessidade de repensar a distribuição interna original dos ambientes e do desejo dos clientes de trazer uma estética contemporânea para a casa. 

Transformamos a casa de 2 quartos pequenos, sala, cozinha, banheiro, varanda e quintal em: suíte master com closet e varanda, quarto, sala de TV, sala de jantar e cozinha integradas, lavanderia, gourmet, quintal com spa, mezanino, terraço e garagem.

Tivemos 3 desafios no processo do projeto de arquitetura da casa:
1- Ampliar muito o programa em um lote compacto, de 200m2. O que resolvemos criando um segundo andar na casa e rearticulando espacialmente os ambientes;
2- Permitir a construção em etapas e para um orçamento enxuto. Nossa solução foi aproveitar a base estrutural da casa antiga, indicando os reforços estruturais necessários para o segundo andar, e estruturar o projeto em fases (reforma do primeiro andar, execução do segundo andar e intervenções nas áreas externas);
3- Garantir que toda a reforma se encaixasse na legislação para regularização da documentação da casa. Para isso trabalhamos com cuidado nos cálculos e implantação das ampliações da casa.

 

Esteticamente usamos telhas metálicas como cobertura e revestimento da fachada frontal. Além de contribuírem para o conforto térmico e acústico da casa, ainda garantem o visual diferenciado desejado. Se vista de fora a casa Oeste já se destaca do entorno, as soluções internas garantem um layout otimizado, pé direito duplo e uma conexão direta entre áreas internas e externas do fundo do lote que são ainda mais surpreendentes.

bottom of page