top of page

Apartamento Caju

Leveza e brasilidade em todos os detalhes, nos revestimentos e nas cores

Ano: 2022
Localização: Belo Horizonte, MG - Brasil
Área reformada: 78m²
Projeto: Henrique Vianna, Sofia Lages, Vanessa Couto
Colaboradores: Cecília Bougleux, Laura Avelar
Fotografias: Catarina Viana

Ao se mudar de Aracaju para BH, nosso cliente buscava um lar funcional para sua nova rotina e, ao mesmo tempo, que o fizesse se sentir tão bem nas montanhas como se sentia próximo ao mar. Seu jeito tranquilo e cativante refletiu em um apartamento com estética leve e brasileira, em uma ambiência acolhedora, onde cada detalhe tem sua autenticidade e descontração.

A reforma do apartamento priorizou a integração das áreas sociais e as áreas íntimas com infraestrutura completa (suíte com escritório). Dessa forma se tornou perfeito para receber amigos e também para descansar e trabalhar com conforto.

A planta original foi repensada por completo durante o projeto de arquitetura e interiores do Caju e, no lugar de um apartamento antigo e todo fragmentado, criamos um layout generoso e otimizado partindo de três premissas principais: melhorar a proporção das áreas dos cômodos para que todos fossem confortáveis; integrar salas e cozinha; criar uma suíte principal para o apartamento. 

 

Nas áreas sociais, além da integração geral dos espaços, o banheiro de serviço deu lugar a uma cozinha mais ampla, com mais espaço de armazenamento e de trabalho. Esteticamente, a sensação de amplitude é reforçada pela combinação de poucos materiais, criando uma uniformidade visual e estética. Trouxemos o cimento queimado - em pisos e bancadas - , combinado com paredes coloridas e madeiras claras, pensando sempre nos móveis preexistentes. 

 

Para as áreas íntimas, transformamos o antigo quarto secundário do apartamento, que era pequeno e mal iluminado, em um escritório que se abre para a suíte. Além disso, onde antes tínhamos uma área subutilizada da sala de estar, criamos o novo quarto de hóspedes mais confortável. 

bottom of page